5 de mai. de 2009

Um jogo de xadrez
A vida é um tango, ou um jogo de Xadrez, os movimentos são sempre algo anterior que faz parte de uma gama general através dela é possível ganhar o jogo ou capturar a peça que queira, de modo que os lances são partes de uma jogada geral para alcançar um objetivo específico. No jogo quanto mais opções de combinações de ataque tiver, melhor será a jogada, melhor pode dominar as casas do Rei do adversário ou em uma troca de peças pode levar vantagens ao final. Mas fator importante em que no início do jogo, logo depois da abertura é a hora de fazer o posicionamento, ocupar as casas do centro do tabuleiro, e quando ocupa tais casas não sabe ao certo o que vai fazer ocupa as casa somente porque crê que são importantes, para então pensar um futuro ataque.
E no ataque ás vezes sacrifica peças que são importantes, perde muito tempo para ganhar uma posição achando que depois será mais fácil finalizar o jogo pela maior mobilidade que ganharam as pedras principais, errado. Grande parte do jogo é que o adversário não saiba quais são seus interesses assim ele não faz a combinação para deter as peças, a imaginação aqui é o que importa. O grande lance do jogo é a imaginação, o que faz a riqueza de tudo são as possíveis formas de combinações de jogadas que um jogador pode fazer e o exercício de imaginar o ataque do adversário para então melhor preparar sua defesa.
Quando planejamos um ataque e gastamos tempo movimentando as peças posicionando um jogo, tudo isso para que quando chegue à hora de realizar tal jogada percebemos( temos a triste percepção) que o adversário estava ciente o tempo todo do seu plano de ataque! e utilizou de sua movimentação para ganhar posição e peças, incrível. Pode provocar um sentimento de traição imaginar o que ocorre, porque se crê que quando o adversário sabe do ataque a posição de defesa é nítida, quando ela não é percebida é realmente triste, perdemos as peças, o jogo, a esperança, tudo!. Jogando xadrez em frente à universidade aqui de Buenos Aires pude sentir isto na minha ilustre derrota para o peruano que vende material escolar, com canetas e lápis em frente à faculdade, muito gente boa, mas eu estava perto de ganhar o tempo todo e perdi.
Em outra partida de xadrez eu realmente perdi, pensei que um posicionamento de deixava mas perto quando na verdade, não! Quando estava a assistir uma outra partida pude perceber que o adversário vencedor utilizaVA a mesma tática contra todos os oponentes de forma exatamente igual. E o que me espanta é que realmente funciona, e bota funcionalidade nisso, pude ver como as pessoas assim como eu, entram na mesma jogada! sem perceber fazem o mesmo posicionamento e perdem as peças, e o jogo acaba quando o vencedor decide. Muito bom.

Torres Nilson. O túnel.
Em meu intercambio eu estou fazendo uma matéria “Del Cine Latino Americano y Argentino” e nesta matéria tive contato com uma película de 1952, chamado o túnel, interessantíssima. A estória do filme é a seguinte. Pablo Castelli é um pintor portenho típico! Um homem das artes com sensibilidade dilatada, vive sozinho em um apartamento em B. A. e freqüenta a alta sociedade argentina. Como sempre com todos os homens que tem uma relativa importância, algumas mulheres se derretem por ele e tudo mais. No decorrer do filme se apaixona por uma mulher chamada Maria, uma argentina realmente bonita e alem disso era boa mesmo.
Eu assisti ao filme até a metade pensando que se tratava de algo extremamente chato imaginei uma comedia romântica burguesa argentina! onde um casal se conhece e luta contra algumas normas da sociedade para em fim viverem felizes para sempre. Mas no decorrer do filme percebi que não era exatamente isso. Visto que Maria era casada com um homem cego, vi que seu relacionamento com Castelli era algo extraconjugal. O Marido de Maria era um homem cego, realmente cego! não enxergava, mas a cegueira me chamou atenção porque não se trata de dizer que uma pessoa era cega porque não podia ver, no filme este aspecto ganhou materialidade saiu do plano das idéias e o marido de Maria alem de ser fisicamente cego era mentalmente cego.
Maria deixava mensagens de amor para Castelli na mão do marido, para que ele entregasse a mensagem ao amante da esposa! e o amante lia e respondia pelo marido que virou correio da relação extra conjugal da sua própria mulher.
Mas este não é o ponto mais interessante do filme, talvez o mais legal seja a paixão de Castelli por Maria, é incrível. Ele é absolutamente chato persegue a mulher em todos os cantos faz declarações de amor, convida para sair esta sempre com cara de apaixonado fazendo declarações e dando beijos em sua amada um saco. Mas o melhor é quando este sentimento de amor traduz-se em insegurança raiva e ódio.
No decorrer do filme o pintor argentino descobre que não é o primeiro amante de Maria e que neste momento começa a sentir medo de não ser o ultimo, então começa uma longa jornada de ciúme onde imagina sua amada na cama com os outros personagens do filme. Uma loucura uma paranóia que leva ele a fora de toda realidade. Um exemplo de que paixão e realidade não coisas quase inconciliáveis. Se permite ver a realidade perde a paixão, e se permite a paixão se aliena de todo os demais.
Ele começa a se espantar na possibilidade de ficar sem Maria, e ficar sem Maria não é apenar perder seu amor, não! Não é isso, o pior de perder Maria é que outro cara irá desfrutar do seu amor enquanto ele permaneceria apaixonado por ela, alguem vai se deliciar do corpo dela enquanto ele pensa nela! outro vai amar intensamente a mulher enquanto ele vai ficar somente com o querer, incrível não! Ele sonha com outro beijando Maria na cama, e enlouquece.
Quando ele perde um amor não é somente isto que se está em jogo. A imaginação de que a pessoa irá se relacionar com outros é uma coisa fortíssima, ainda mais se este outro cujo ela se relacionará for alguém que não desfruta de sua admiração, alguém que julga insuportável.
Ver seu amor nos braços de um rival faz com Castelli surte, ele imagina que sua amada Maria esta nos braços de um ex-amante, esta imagem aflige Castelli. Mas a imagem é apenas da mente dele, não é real, não acontece nem vai acontecer, é fruto da paixão alucinógena. Entretanto Maria sabe que a paixão é perigosa e sonha com Castelli assassinando-a. Sabe que aquele amor é um "amor peligroso".
Castelli começa a seguir Maria e fica procurando evidência de que ela esta traindo-o, em uma estância argentina entra Maria para se repousar e dormir, e derrepente um homem reconhecido com uma imagem na janela em na mesma casa ascende uma luz, apenas e isso serve de confirmação para a hipótese do pintor que observava de fora da estancia e que pensava estar sendo traído, uma simles sombra e luz no quarto serve para uma confirmação de traição.
Em um acesso de fúria ele mata sua argentina linda, seu amor e diz ao marido dela que ele era amante, o cego se punho a chorar ineterruptamente, e termina o filme na prisão. Sensacional, incrível, genial. Sai do roteiro happy end e cria um terror incompreensível. Ele a matou sem saber que a mesma havia feito uma carta de amor endereçada a ele, dizendo : que iria ficar com ele para sempre, ele não matou a mulher que o traiu, não!como em todo melodrama, Ele matou a mulher que amava e que também o amava e planejava ficar com ele pelo resto da vida. Ótimo não.

Ode Desinformados!
Um tipo ideal Webberiano sem qualquer semelhança com a realidade. O texto fala de um coletivo, uma construção, que não se encontra em parte alguma. Ë um texto pesado, mas na vida nem tudo são flores. Viva a liberdade de expressão, os conceitos expostos a baixo tratam de um estado de mau humor que eu espero que passe, mas esta má percepção será gravada neste texto.
Vamos ao texto propriamente dito.
Era uma vez em um distante povoado.

Qual é a forma de perceber o discurso de uma pessoa?, depois de muito tempo muito tempo ouvir-la falar? Pode-se começar a notar uma certa regularidade, é ai então fica-se esperando para saber o que o fulano vai dizer ! e o que será que ela vai dizer?
A ingenuidade é uma ótima forma de se negar a revelar seus interesses, é algo que impede a percepção da lógica de uma pessoa, é incrível como a dissimulação é perigosa lhe permite conviver quanto tempo quiser um ente indesejado (ou qualquer outra palavra para expressar esta relação de oposição), uma pessoa pode invadir seu espaço sabendo que aquilo te pertence toma-lo para si e depois no final dizer que simplesmente não sabia, pode chegar fazer valer e não levar nenhuma culpa porque viva o reino dos inocentes, afinal se não sabia mesmo não precisa sentir culpa (Jesus não disse vinde a mim as criancinhas).
Afinal porque criança é inocente, porque não conhece a realidade, não sabe das coisas, porque o presidente brasileiro disse que não sabia dos escândalos que aconteciam no Palácio do Planalto, pela lógica razão de ter medo de perder sua popularidade, quando uma pessoa quer escapar de alguma culpa por alguma razão, se auto denomina o senhor desinformado.
- “eu não sabia que existia dinheiro circulando ilegalmente no meu governo” (não sabia pobrezinho dele, que pena, uma pessoa que chega ao governo da república costuma a ser bem desinformado, muito desinformado). Não resta duvida que se trate de um imbecil, INSURPOTÁVEL.
É claro que sabe de tudo o que acontece, mas como não estamos na mente de outra pessoa para saber se sabe ou não, é impossível retirar este tipo de informação dos outros, apenas uma declaração funciona como prova, o individuo em nossa sociedade possui o direito de negar até a morte as coisas que faz por mais que pareçam obvias. fazer esse tipo de artimanha para escapar da responsabilidade é um horror! Na presidência da república em muitos outros lugares onde se possa imaginar. A convivência lhe permite saber o que se passa, não precisa ser muito exigente para ver as coisas que acontecem na frente do seu nariz, um absurdo.
Jogar fora algo anteriormente construído invadir os espaços sem pudor, querer todas as atenções para si ao mesmo tempo sendo quase impossível a convivência, difícil aturar, o problema é quando a pessoa sabe fazer isso, nada mais difícil de aturar que um bom fdp ... Que faz as coisas com uma admirável habilidade.
Um fdp... Envolve mais questões mais complexas, se você mesmo se da conta de que demorou muito tempo para saber que o presidente um cara cheio de credibilidade tem este tipo de comportamento, imaginam os outros que não conhecem o tipo, provavelmente vão achar o mesmo que você achava antes de conhecer ele. Se uma pessoa descobre somente depois de dois anos percebe que faz tal coisa, então quem o conhece agora vai demorar pelo menos um ano para descobrir o mesmo, isto é uma estimativa, positiva.
E se a decisão é aclarar a todos
- Olhem se trate de um bisonho de um falso ingênuo. As pessoas vão reagir como você reagiria antes de conhecer-lo melhor, ficando indignadas!
- Como assim esta pessoa culta que trata muito bem os outros, possui uma humanidade superior, não é possível!
- Ele não pode ter este tipo de comportamento!
Estas pessoas vão fazer o mesmo que você faria antes, vão duvidar da sua informação, ou vão pensar que se trata da mais pura inveja.
Ele quer espaço e tudo mais que a ele interessar! Tudo mais que poder fazer estas expressões rápidas, não são fruto de espontaneidade, são muito bem pensadas, muito bem planejadas e se você perceber faz isso com todos ganhando a simpatia geral, não é por coincidência que chegou aonde chegou usando este tipo de coisa. Mas família e amigos de muito tempo tem a perfeita noção do que se trata. Os Amigos velhos e familiares tem sempre uma boa referência para oferecer. Eles sabem o que esta dizendo e aonde quer chegar com isso, tirar o melhor da situação para si (afinal o mundo funciona assim né). Óbvio, mas se acusar de fazer isso a resposta é simples, é a mesma que sempre diz em uma situação de perigo.
-Eu não sabia!
- Eu não sabia que isso era seu!
- Eu não sabia que gostava tanto disso!
- Eu não sabia que isso te ofendia!
Haja paciência, ! .

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